terça-feira, 30 de setembro de 2014

É O FIM DO ORKUT

Veja a história da rede social mais brasileira de todas

Quem sou eu

Quando o Orkut foi lançado em 2004, ainda não 
existia o compartilhamento. E os usuários só 
tinham sua biografia, interesses e comunidades 
para mostrar o que pensavam
Tela do Orkut

Comparativo

As duas redes sociais foram criadas no mesmo  

ano, mas o Facebook só fez sucesso de vez 
no Brasil em 2011
orkutxfacebook

Comunidades

As comunidades eram fóruns de discussão. Que também 
serviam de piada de duplo sentido. Algumas estão abandonadas. 
Mas outras seguiam ativas até hoje, como as de times 
de futebol. Teve gente que ganhou R$ 2 mil na venda de uma
5comunidades que bombavam
Eu Odeio Acordar Cedo
Eu Odeio Acordar Cedo(6.106.958 membros)
Eu Odeio Acordar Cedo
Eu amo minha MÃE! 
(4.571.629 membros)
Eu amo minha a minha mãe
Te incomodo? Que peeena!(4.288.293 membros)
Eu amo minha a minha mãe
Deus me disse: desce e arrasa!(3.537.664 membros)
Eu amo minha a minha mãe
Sou legal, ñ tô te dando mole(1.520.489 membros)
5comunidades sem noção
Eu amo minha a minha mãe
Se eu Morrer Minha Mãe me Mata (309.091 membros)
Eu amo minha a minha mãe
Cabo USB(100.485 membros)
Eu amo minha a minha mãe
Não fui eu, foi meu Eu lírico(86.725 membros)
Eu amo minha a minha mãe
Lenin, de três(21.703 membros)
Eu amo minha a minha mãe
Lindomar with lasers (10.868 membros)

Antes de curtidas e hashtags

sorte
Sorte do dia
Frases e pensamentos como “Você vai herdar uma grande quantia em dinheiro”
sorte
sorte
Ameaças de spam 
Algumas tentativas de enganar os usuários viraram piada
sorte
sorte
Depoimentos
Área onde o pessoal do Orkut abria o coração sobre os amigos
sorte
sorte
Stalkers 
Dava para ver quantas pessoas (e quais) viram seu perfil
sorte

Fatos sobre o Orkut

carta
Para poucos e bons
No começo, só era possível entrar se fosse convidado. E muita gente vendeu convites
gráfico
O Orkut é nosso
O Brasil passou os EUA em números de usuários em apenas 5 meses. Em junho de 2004, 31,55% do Orkut era brasileiro
Seinfeld
Conexão
O site sempre tinha problemas. A mensagem de erro “Bad, bad server. No donut for you” era uma piada com a série “Seinfeld”

Perfil do criador

CRIADOR: 
Orkut Büyükkökten
PROFISSÃO:Engenheiro de softwares turco. Ele era funcionário do Google
LANÇAMENTO: 
em janeiro de 2004. 
Era um projeto experimental para se conectar a seus amigos e conhecer novas pessoas
Orkut Buyukkokten

Aplicativos

Buddy Poke
Buddy Poke
Virou mania se abraçar, dançar e flertar com bonecos cabeçudos
Colheita Feliz
Colheita Feliz
Onde o pessoal do Orkut virava fazendeiro virtual
Colheita Feliz
Café Mania
Um simulador de cafeteria que arrastava multidões

Do surgimento ao fim


Orkut é lançado pelo Google
Brasil assume o controle mundial do Orkut
CPI sobre pedofilia faz Orkut entregar dados sobre 18,5 mil álbuns

Google anuncia nova rede social, o Google+, para combater avanço do Facebook
Mas o Orkut viu o Facebook crescer muito em 2011
93 milhões de scraps foram enviados na véspera do Natal(Fonte: Google Brasil)
Rede social ganha repaginada colorida

Participação do Orkut cai para 40,51%. Em setembro de 2010, ela era de 59,91%
Google lança aplicativo do Orkut para iPhone
Orkut completa 10 anos com mais audiência que o Google+
(Fonte: Serasa Experian)


Orkut é desativado oficialmente

E agora?

linha
E ninguém mais poderá se cadastrar no site
Mas você pode salvar tudo no seu computador até 2016
Clique aqui
A ideia é que todos passem a usar o Google+, mas a rede social nunca decolou
As comunidades serão fechadas. E o Lenin deixará de arremessar de três
Mas o Google irá criar um arquivo público com todas elas
O objetivo é imortalizar o 'RG digital brasileiro' na década de 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário